RUÍDO EM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICOS PODEM CAUSAR PERDA AUDITIVA?


Ortodontistas são expostos a uma variedade grande de ruídos que podem comprometer sua saúde auditiva.
O famoso “motorzinho” do consultório do dentista é certamente responsável por um barulho temido por muitos. Mas, afora seu caráter simbólico, a exposição prolongada a esse tipo de ruído pode levar a perdas auditivas. Segundo o artigo “Ruído em consultórios odontológicos pode produzir perda auditiva?”, publicado na edição de janeiro/março dos Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, estudos comprovam que ortodontistas “mesmo expostos a níveis de intensidade sonora menores que 85 decibéis, mas com tempo de exercício de profissão superior a cinco anos, apresentam perdas auditivas”.

Escrito pelo doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo Edmir Américo Lourenço e equipe, o trabalho explica que, dentro do consultório odontológico, há uma série de aparatos que emitem ruídos, entre eles: “canetas de alta e baixa rotação, sugador, compressor, cuspideira, peça reta, fotopolimerizador, autoclave e ar condicionado”, enumeram os autores. A exposição a tais barulhos, principalmente àqueles emitidos pela caneta de alta e baixa rotação, pode resultar no desenvolvimento da PAIR (perda auditiva induzida por ruído), doença, qualifica o texto, de “evolução gradual e progressiva”, sendo difícil seu diagnóstico antes de fases avançadas.

A pesquisa foi realizada em oito consultórios odontológicos de Jundiaí (São Paulo), sendo quatro públicos e quatro privados. Os autores registraram as intensidades “inicialmente do ruído ambiental basal em cada consultório, durante cinco minutos e depois, do ruído emitido pelo motor de alta rotação (mar) em funcionamento durante cinco minutos para obter-se as médias”, relatam os pesquisadores.

Os resultados encontrados foram qualificados pelos autores como “tranquilizadores”, uma vez que as intensidades de ruído encontradas tanto em consultório particular quanto em público estavam dentro daqueles permitidos em Lei e preconizados para garantia da saúde auditiva de ortodontistas, auxiliares e pacientes. Isto se deve em grande parte, acreditam os pesquisadores, às inovações tecnológicas que tornaram possíveis a fabricação de aparelhos menos ruidosos. “Os antigos motores de alta rotação de uso odontológico apresentavam teto sonoro superior a 85 decibéis e há muitos trabalhos na literatura comprovando perdas auditivas nesses profissionais, contudo os modernos, sob manutenção técnica periódica e adequadamente lubrificadas, apresentam nível de ruído inferior a 85 decibéis”, dizem, lembrando que este achado positivo foi repetido na pesquisa em questão.

About these ads

Sobre OUVINDO MELHOR APARELHOS AUDITIVOS (62) 8466-1478

PRECISA DE APARELHO AUDITIVO COM TECNOLOGIA, QUALIDADE E PREÇO ACESSÍVEL? ENCONTROU! OUVINDO MELHOR APARELHOS AUDITIVOS REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO À CRIANÇAS AUTISTAS! VOCÊ OUVE BEM? Agora em Goiânia e todo Estado de Goiás, um programa de atenção à saúde auditiva. Nosso foco é a qualidade de vida, portanto, se você ainda não conseguiu adquirir seu aparelho auditivo devido ao alto custo de mercado, aqui você encontra a solução! Nosso profissionais são capacitados e estão comprometidos no sentido de fazer com que a sua comunicação seja efetiva, através da seleção e adaptação de aparelhos auditivos digitais das melhores marcas do mercado, pagamento facilitado e reabilitação auditiva. OUVINDO MELHOR AGORA ESTÁ AO SEU ALCANCE! (62) 3941-5626 8466-1478 Drª Mariluce Caetano-Fonoaudióloga 8571-5997 João Paulo Dias-Diretor Comercial
Galeria | Esse post foi publicado em APARELHOS AUDITIVOS, SURDEZ, ZUMBIDO, IMPLANTE COCLEAR, REABILITAÇÃO VESTIBULAR, ZUMBIDO, PILHAS. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s